POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA FRAUDES PARA NATURALIZAÇÃO

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA FRAUDES PARA NATURALIZAÇÃO

São Paulo, 04 de maio de 2020. A Polícia Federal de Curitiba cumpriu na última quarta-feira (29/4), dois mandados de busca e apreensão em uma residência e em uma suposta agência de viagens de um estrangeiro com nacionalidade brasileira na Cidade de Pinhais/PR.

O suspeito está sendo investigado por crimes de estelionato e falsidade documental praticados contra dezenas de haitianos, suspeito de cobrar cerca de R$ 500 para falsificar certidões consulares da Embaixada do Haiti no Brasil e orientando os estrangeiros a darem entrada em pedidos de naturalização nas Delegacias de Imigração da Polícia Federal.

De posse dos documentos falsos, os estrangeiros se dirigiam às delegacias de imigração para buscarem naturalização com documentos falsos, o que resultou em dezenas de prisões em flagrante por uso de documentos falsos, tanto no Estado do Paraná quanto em São Paulo.

Visando localizar o autor das falsificações, a Polícia Federal instaurou inquérito policial para investigar os inúmeros casos, chegando ao autor do delito, o qual reside em Pinhais/PR e se apresenta como agente de viagens, após denúncia de alguns dos presos e pela quebra de sigilo de dados dos envolvidos. O investigado responderá pelos crimes de falsidade documental e estelionato perante a Justiça Federal no Estado do Paraná.

A investigação, além de caráter punitivo, reveste-se de um caráter humanitário, uma vez que a maioria dos haitianos presos somente se comunicavam em idioma crioulo haitiano, alegavam não ter conhecimento de que suas ações eram ilícitas, bem como eram pessoas pobres e de pouquíssima instrução, que buscavam somente um trabalho no Brasil fugindo da condição de miséria no seu país de origem. Certidões verdadeiras são expedidas gratuitamente pela Embaixada do Haiti no Brasil.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Curitiba-PR

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *