BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL: INSCRIÇÕES ATÉ 10/09/2014.

BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL: INSCRIÇÕES ATÉ 10/09/2014.

 

São Paulo, 04 de agosto de 2014. O Governo brasileiro através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta terça-feira (29), o edital referente à seleção de candidaturas para o Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). As inscrições on-line estão abertas até 10 de setembro.

O objetivo do programa é capacitar cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia e além disso, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras.

Serão concedidas 200 bolsas em instituições brasileiras públicas ou privadas, de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.

bolsas_001

REQUISITOS

Para participar do programa, o candidato deverá atender dentre outros, os requisitos listados a seguir:

– Ser cidadão de país em desenvolvimento com o qual o Brasil mantenha acordo ou memorando de Entendimento na área de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia ( a listagem dos países pode ser conferida no edital);

– Não possuir visto permanente, diplomático, Mercosul, turista ou qualquer outro que autorize o exercício de atividade remunerada no Brasil;

– Ter curso de graduação ou mestrado completo em uma das áreas do conhecimento científico;

– Não ter iniciado curso de pós-graduação stricto sensu no Brasil no mesmo nível de estudo pretendido;

– Ser aceito por alguma instituição brasileira, pública ou privada, que emita diploma de validade nacional, em curso de doutorado recomendado ou reconhecido pela Capes;

– Não possuir formação anterior no mesmo nível de estudo pretendido;

– Ter Curriculum Vitae cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq, em língua portuguesa.

BENEFÍCIOS

Os candidatos selecionados recebem bolsa de doutorado, passagem área de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, assistência médica, odontológica e farmacêutica e auxílio deslocamento para vinda ao Brasil.

O resultado está previsto para ser divulgado a partir de janeiro de 2015 e as atividades iniciadas a partir de março de 2015.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: pecpg@capes.gov.br.

Veja o site das inscrições on-line.

Veja o edital.

  

bolsas_003

5 comments on “BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL: INSCRIÇÕES ATÉ 10/09/2014.”

  1. Heitor Simão A. Ambrósio diz:

    Já conheço o programa a algum tempo. De louvar a iniciativa do governo brasileiro para com os países em vias de “desenvolvimento”. Tenho alguma dúvida: o estudante que terminou a menos de 6 meses o mestrado em uma das universidades aqui no Brasil sem financiamento do governo brasileiro, pode se candidatar sem problema a PEC-PG? Podem me dizer quais os itens que os pareceristas sem tornam mais rigorosos em avaliar? Quais os candidatos preferíveis?, visto que sou funcionário do Ministério da Educação de Angola, por via disso, pedi dispensa para dar continuidade a formação e que o maior objetivo é contribuir no Ensino de forma geral e em especifico ao Ensino Superior, em investigações no país e regiões entre outras atividades que tem relação com ensino e investigação que possa gerar resultados para o “desenvolvimento da sociedade Angolana e regiões” a exemplo da SADC.
    Pois, são algumas das inquietações que gostaria que me informassem para me preparar melhor e com melhor direção e foco porque muita das vezes o orientador que trabalha com você no plano de trabalho passa não estar muito focado no plano e depois custar caro para o estudante que tanto quer fazer a pós-graduação com seus planos ou objetivos preconizados…

    Sem mais nada de momento, espero vossa informação,

    Bao noite.

  2. Guga diz:

    Duvida…

    Se vc não pode “possuir visto permanente, diplomático, Mercosul, turista…” qual vc precisa?

  3. Etiene Nataniel diz:

    Bolsa é so pra quem faz Doutorado? e os que quiserem fazer mestrado nao têm direito a bolsa?

  4. Sou mocmbicano quero um bolsa de estudio,sou licenciado em ciencia juridical e investigacao criminal .agora pretendo adquirir um bolsa na area de investigacao criminal .Obrigado bom dia ou boa noite

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *