São Paulo, 19 de maio de 2014. A mídia brasileira informou nestes últimos dias que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, estaria às vésperas da Copa do Mundo, facilitando o ingresso ao Brasil de estrangeiros originários de países que apoiam o terrorismo.
Segundo informam esses meios de comunicação, o Itamaraty (MRE) estaria ignorando a segurança nacional e estaria abrindo as portas de par em par para que os estrangeiros entrem e saiam do Brasil ao seu bel prazer.
Com efeito, dizem as manchetes: “Não bastasse a entrada desenfreada de haitianos, o Itamaraty (MRE) resolveu fazer a festa de movimentos como Al-Qaeda e assemelhados, abrindo as porteiras para que se mudem de mala e cuia para cá: às vésperas da Copa e das Olimpíadas, instruiu embaixadas e consulados a darem vistos – sem consulta prévia ao Brasil – para nacionais do Afeganistão, Irã, Iraque, Jordânia, Líbano, Líbia, Palestina, Paquistão e Síria”.
Segundo se informou, a circular do risco seria uma ordem do MRE, liberando vistos em regiões tomadas por grupos terroristas (circular telegráfica nº 94443/375 de 7 de maio).
A informação termina manifestando que: “O ‘liberou geral’ do Itamaraty (MRE), em áreas críticas de segurança, é ainda mais leviano pela falta de estrutura para analisar pedidos de vistos. (…) Sem estrutura nem pessoal qualificado, embaixadas e consulados se valem de contratados locais para analisar a concessão de vistos”.

A chamada da matéria demonstra que parecem desconhecer que o MRE apenas cumpre o que ditam as Leis. Neste caso foi decisão da Presidência da República e nós, cumprimos.
Quem dita PE e as regras sobre concessão de vistos é a Presidência da República, o MRE aplica. Sugiro, respeitosamente, uma pesquisa antes de publicar algo.
atenciosamente
Então, onde está a ordem da Presidência da República?
tá aqui fia..lê de novo a matéria.
Circular Telegráfica nº 94443/375 de 7 de maio de 2014
Prezada Ana Elisa, bom dia. Somente agora estou recebendo esse e-mail, mas essas informações foram dadas ONTEM, dia 10, no Jornal Nacional, e realmente é algo muito preocupante. Sabemos que é a Presidência da República que define essas questões, mas também sabemos que isso é muita irresponsabilidade para com o povo brasileiro. Além disso, os Srs. Embaixadores têm – ou deveriam ter – perfil para discutir ordens da espécie, ANTES de acatá-las. Ou são mesmo “carneirinhos” bem mandados, que só podem obedecer? E depois, quando começarem ações de terrorismo ou qualquer outras coisas da espécie, aí a Presidência vai tomar as providências cabíveis? Isso é a forma correta de agir, para um país com as dimensões do nosso?
Olá pessoal,
Como eu faço para ter acesso a circular telegráfica nº 94443/375 de 7 de maio?
Tem algum lugar que eu consiga visualizar todo o conteúdo da circular?
Peço, por favor, retornar. Obrigado.
Meu c* que o Brasil liberou gerou para os estrangeiros desses países, meu noivo palestino recentemente não conseguiu o visto de turista, mesmo estando dentro do perfil e encontrando todos os requisitos. Além disso esta notícia é preconceituosa e imbecil pois as pessoas que vêm buscar refúgio em outros países estão vindo justamente pra escapar do terrorismo, incluindo muçulmanas.