EXAME DE PORTUGUÊS PARA NATURALIZAÇÃO

EXAME DE PORTUGUÊS PARA NATURALIZAÇÃO

 

São Paulo, 31 de julho de 2021. Estão abertas as inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2021.

Esse exame serve, entre outros, para comprovar conhecimento em língua portuguesa, necessário para obter a naturalização brasileira.

Para os interessados já se encontram abertas as inscrições, por meio do Sistema Celpe-Bras. O prazo se encerra em 06 de agosto de 2021.

A aplicação do exame será realizada no Brasil e no exterior, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará, em seu portal e no sistema do exame, a relação dos postos aplicadores.

No momento da inscrição, o interessado deve indicar o país e o posto onde pretende realizar as provas, informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e sua data de nascimento. Além disso, o participante deve fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos.

A homologação da inscrição ocorrerá somente após o pagamento da taxa, que terá o valor estabelecido pelo posto aplicador, considerando que, no Brasil, o valor máximo a ser cobrado é de R$230 e, no exterior, para instituições privadas e/ou vinculadas ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o valor máximo equivale a US$ 115. O pagamento da taxa deve ser realizado até 11 de agosto, conforme orientações do posto aplicador escolhido pelo participante para realizar o exame.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep.

Confira o edital do Celpe-Bras 2021

Acesse o Sistema Celpe-Bras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *