MUSEU AFRO BRASIL EXIBE MOSTRA DE ARTISTA JAPONÊS: ATÉ 10/07/16

MUSEU AFRO BRASIL EXIBE MOSTRA DE ARTISTA JAPONÊS: ATÉ 10/07/16

O artista japonês Nobuo Mitsunashi, utilizando o Hanazumi, uma técnica centenária japonesa, queima as flores em fornos em um processo delicado, onde elas são transformadas em peças de carvão, conservando a sua forma original. Desta vez, o artista reuniu na cidade de Mogi das Cruzes, no famoso Casarão do Chá – um patrimônio cultural nacional – uma equipe de assistentes japoneses para auxiliá-lo na produção deste mais novo projeto que se destaca com as 15.000 rosas carbonizadas que eternizam o efêmero, ocupando um espaço de 20m x 30m. Para obter o enegrecimento das rosas que mantém sua forma original, elas são levadas ao forno a uma temperatura de 300ºC por 3 horas, descansando por mais 3 horas para resfriamento.

A prática do Hanazumi envolve um antigo costume, de aproximadamente 500 anos, quando frutos, flores e arbustos eram utilizados como ornamentos nas cerimônias do chá e entre samurais generais, traduzindo elegância e nobreza. Dependendo do clã, existiam pessoas especialmente incumbidas de produzir Hanazumis, sendo várias as técnicas secretas e peculiares. Neste cuidadoso processo contra o efêmero, o negrume das peças eterniza a perenidade das formas.

Nobuo Mitsunashi (1960) graduou-se na Universidade de Arte de Musashino, em Tóquio. É um artista, de origem japonesa, bastante conhecido no cenário brasileiro. Já realizou inúmeras mostras coletivas e individuais em São Paulo. Destacam-se a participação na 21ª Bienal de São Paulo, em 1991; a mostra realizada na Pinacoteca do Estado, em 2002, onde possui obras expostas no acervo permanente da instituição e a exposição “Hanazumi”, mostra individual realizada no Instituto Tomie Ohtake em 2005.

EXPOSIÇÃO “A LUZ DO MUNDO ONDE HÁ FRONTEIRAS”

QUANDO: até 10 de julho de 2016. Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18hs.

ONDE: Museu Afro Brasil – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. Parque Ibirapuera – Portão 10 (acesso pelo portão 3), São Paulo. SP – CEP: 04094-050.

Fone: 55 11 3320-8900

QUANTO: Ingressos: R$ 6 – Entrada gratuita aos sábados.

afro_001

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *