CARTEIRA DE TRABALHO PARA ESTRANGEIROS

CARTEIRA DE TRABALHO PARA ESTRANGEIROS

 

1. O que é a Carteira de Trabalho?.

A carteira de trabalho e previdência social, também chamado de CTPS, é o documento responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro ou estrangeiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

2. Para que serve a CTPS?.

Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego. Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Também serve como documento de identidade.

3. Os estrangeiros devem tramitar esse documento?.

Os estrangeiros situados em território brasileiro, também poderão tirar a sua carteira de trabalho e usufruir de todas as garantias e direitos trabalhistas que ela proporciona, assim como os trabalhadores brasileiros que possuem a carteira de trabalho.

4. Como é o procedimento?. O procedimento é através de agendamento por internet no site do Ministério de Trabalho (MTE); para tanto o estrangeiro deve possuir CPF (cadastro de pessoa física perante o Ministério da Fazenda) e deve possuir visto temporário ou permanente, mas que lhe permita trabalhar. Clique aqui para agendar seu atendimento!

5. Quais os documentos que devo apresentar para tirar a CTPS?

O próprio sistema do MTE, no momento de agendar, gerará, além da data e horário do seu atendimento, um formulário com os documentos que deverá anexar dependendo do tipo de visto que tenha.

Grover Calderón – Advogado Especialista em Imigração e Direito Internacional. Contato: dr.grovercalderon@gmail.com

12 comments on “CARTEIRA DE TRABALHO PARA ESTRANGEIROS”

  1. Avraham diz:

    Hi, I am Israeli citizen that live in São Paulo and have investor visa.
    Can I asked for CARTEIRA DO TRABALHO?
    I want to work as employee in a company.

    Thanks,
    Avraham

  2. Lufuankenda Lopes diz:

    So estrangeira e estudante universitaria, e trabalho sem registro. E gostaria de saber se e necessario trocar o meu visto de estudante para obter a carteira de trabalho.

  3. Nuno conceicao diz:

    Boa tarde! Eu sou português e gostava de puder obter a carteira de trabalho para conseguir um emprego! É muito complicado o processo? Muito obrigado pela ajuda

    • Luis Silva diz:

      Eu também sou português e para ter a CTPS tem que ter um visto de trabalho (com o contrato de trabalho atrelado ao visto) ou um visto permanente.

  4. boa tarde eu gotaria agendar para fazer a minha carteira de trabalho .eu sou estrangeira

  5. Mauro Andréa diz:

    Boa tarde, como eu faço para tirar uma segunda via da minha carteira de trabalho? Moro em Buzios e já me disseram que tenho que agendar em Cabo frio, porque em Buzios não tem como. Só que procurei na NET e não consigo encontrar a pagina correta…To precisando de uma segunda via.

  6. frida masamba diz:

    Eu quero ume carteira do trabalho

  7. rogelio rodrigues escalante diz:

    estoy buscando empleo tengo soynuniversitario pero trabajo em cualquiercosa si interessa tengo curriculu

  8. rogelio rodrigues escalante diz:

    necessito cartera de trabajo

  9. Elisabete Moleirinho diz:

    Boa tarde, meu esposo é português e necessita tirar a carteira de trabalho, já tentei várias vezes e não consigo agendar o procedimento!

  10. Carina diz:

    Tenho carteira de trabalho so que preciso atualizar. Agora tenho residencia permanente. Nao consigo agendar aqui. Fiz em Itaguai. Muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *