BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL PARA ESTRANGEIROS DE 60 PAÍSES

BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL PARA ESTRANGEIROS DE 60 PAÍSES

São Paulo, 11 de novembro de 2016. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com edital aberto referente à seleção de candidaturas para o Programa de Pós-Graduação (PEC-PG). O objetivo do programa é formar recursos humanos para que cidadãos oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia, possam realizar estudos de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino superior brasileiras.

Há 60 países que têm convênio com o Brasil, entre eles África do Sul, Botsuana, Tunísia, Argentina e Cuba. A lista completa está no edital. Serão concedidas até cem bolsas em instituições de ensino superior brasileiras públicas ou privadas, de modo a fornecer a capacitação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.

Os selecionados têm até 25 de novembro para realizar a inscrição e enviar a documentação exigida. O resultado está previsto para ser divulgado até 31 de dezembro, e as atividades iniciadas a partir de fevereiro de 2017.

Os países beneficiados são:

África do Sul

Angola

Antígua e Barbuda

Argentina

Argélia

Benin

Barbados

Bolívia

Botsuana

Cabo Verde

Chile

Colômbia

Camarões

China

Costa Rica

Cuba

Costa do Marfin

Egito

El Salvador

Equador

Gabão

Gana

Guatemala

Guiana

Guiné-Bissau

Índia

Haiti

Honduras

Irã

Líbano

Jamaica

México

Mali

Marrocos

Nicarágua

Panamá

Moçambique

Namíbia

Paraguai

Peru

Nigéria

Paquistão

República Dominicana

Suriname

Quênia

República Democrática do Congo

Trinidad e Tobago

Uruguai

República do Congo

São Tomé e Príncipe

Venezuela

Senegal

Síria

Tailândia

Tanzânia

Timor-Leste

Togo

Tunísia

Turquia

Vietnã

O candidato não deve ser cidadão brasileiro, ainda que binacional, nem possuir genitor ou genitora brasileiro; não pode possuir visto permanente, visto diplomático, visto MERCOSUL, visto de turista, visto Mais Médicos (VICAM) ou qualquer visto que autorize o exercício de atividade remunerada no Brasil.

BENEFÍCIOS

Os candidatos selecionados recebem bolsa de doutorado, passagem área de retorno à capital do país de origem ou de residência do estudante-convênio, isenção de pagamento de mensalidades ou de qualquer espécie de taxa no âmbito acadêmico, assistência médica, odontológica e farmacêutica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique aqui para ver o edital!

Fonte: Portal Brasil.

bolsas_pec_001

 

One comment on “BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL PARA ESTRANGEIROS DE 60 PAÍSES”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *