UNIÃO DOS ANGOLANOS É OBJETIVO DO PRESIDENTE DESSA COMUNIDADE EM SP

UNIÃO DOS ANGOLANOS É OBJETIVO DO PRESIDENTE DESSA COMUNIDADE EM SP

São Paulo, 08 de setembro de 2016. “Estrangeiros no Brasil” entrevistou o Sr. Jorge Domingos Mateus Neto, angolano, de profissão vendedor autônomo e atualmente PRESIDENTE da ASSOCIAÇÃO ANGOLANA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (ANGOSP); o qual trabalha para a união do povo angolano na capital paulista, a divulgação da cultura angolana e procura parcerias para a formação profissionalizante dos angolanos para o mercado de trabalho.

Leia a seguir a entrevista:

1. Quando surgiu a ideia de residir no Brasil e há quantos anos que está neste país?

A ideia de residir no Brasil surgiu em 1995, devido a situação da guerra civil que estava a ocorrer no meu país. Estou morando há 20 anos no Brasil.

2. Sobre a Associação Angolana do Município de São Paulo (ANGOSP), que nos poderia dizer?.

Sobre a Associação Angolana do Município de São Paulo (ANGOSP), devo manifestar que temos muito trabalho pela frente, estamos começando agora; tudo no princípio é meio difícil. Neste momento estamos trabalhando para a legalização da ANGOSP e, assim, dar continuidade a alguns projetos.

3. Quando o elegeram Presidente dessa instituição e que projetos a diretoria que você dirige tem em favor dos angolanos em São Paulo?.

Fui eleito democraticamente como presidente desta organização no dia 7 de maio de 2016. Sobre os projetos da ANGOSP, poderíamos dizer que estamos trabalhando para a união do povo angolano residente em São Paulo e a divulgação da cultura angolana e buscamos parcerias com algumas instituições para formação profissionalizante e técnicas para o melhor ingresso dos angolanos no mercado de trabalho.

4. Porque os angolanos, escolhem o Brasil para morar?

Nós escolhemos o Brasil para morar porquê é um país amigo e pela facilidade da língua portuguesa, bem como, pelas oportunidades que este país oferece.

5. Eles encontram dificuldades para morar na cidade de São Paulo?.

Sim, porque todo começo é difícil; para muitos por falta de formação, para outros pelos hábitos e costumes de uma nova cultura.

6. O Consulado da Angola em SP, apoia os residentes do seu país?. Funciona bem esse órgão consular?.

Até o momento sim, temos um excelente cônsul muito prestativo com a comunidade Angolana de São Paulo.

7. Qual sua opinião sobre o trabalho realizado pela Associação Nacional de Estrangeiros e Imigrantes no Brasil (ANEIB)?.

A minha opinião sobre  a ANEIB é que é uma excelente organização; tem sido uma grande parceira pra nós, tem nos prestado uma grande ajuda para à legalização da ANGOSP. Vêm nos passando muita experiência; desde já, só tenho agradecer.

angolanos_001

 

One comment on “UNIÃO DOS ANGOLANOS É OBJETIVO DO PRESIDENTE DESSA COMUNIDADE EM SP”

  1. Marcos says:

    Olá boa noite,
    Quero saber sobre visto etc
    Uma pessoa vai vir de angola (Luanda) pra cá
    Como devo proceder?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *