PARLAMENTARES DO BRASIL E ITÁLIA TRATAM RELAÇÃO DE AMBOS PAÍSES

PARLAMENTARES DO BRASIL E ITÁLIA TRATAM RELAÇÃO DE AMBOS PAÍSES

São Paulo, 07 de julho de 2016. Parlamentares do Brasil e da Itália participaram nesta terça-feira (5 de julho), na Câmara dos Deputados, de um seminário para discutir as relações econômicas, sociais e culturais entre os dois países. Este é o quinto encontro do grupo.

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), ressaltou a importância de fomentar as relações e os negócios entre os dois países e lembrou que a Itália está entre os 10 principais parceiros comerciais do país. “Atualmente, aproxima-se de 1200 o número de empresas italianas atuando no Brasil, com um estoque de capital de cerca de 17 bilhões de dólares em 2014 e aporte de US$ 1,7 bilhão só em 2015. Estima-se que essas companhias italianas empreguem cerca de 150 mil funcionários. São números impressionantes”, avaliou.

A deputada ítalo-brasileira Renata Bueno enfatizou os avanços na política italiana nos últimos anos e destacou a reforma constitucional que já foi aprovada pelo Parlamento e que passará por um referendo em outubro. A deputada disse que 30 milhões de brasileiros têm descendência com italianos e defendeu um Estatuto do Estrangeiro. “É necessário abrir as portas do Brasil para os estrangeiros que vivem aqui e pagam impostos. Eles precisam participar das decisões. Há muita burocracia para renovar cidadania, tirar passaporte, validar diplomas de cursos feitos no exterior. Precisamos dar mais atenção a essas pessoas”, exemplificou a deputada.

A vice-presidente da Câmara italiana, Marina Sereni, disse que a Itália vem acompanhando com atenção as mudanças políticas que aconteceram no Brasil e que o país confia nas instituições e na democracia brasileira

A parlamentar exaltou o “excelente nível das relações com o Brasil” e elogiou a atuação dos parlamentares ítalo-brasileiros, Renata Bueno e Fábio Porta, fundamentais para promover ações entre os dois países.

O grupo parlamentar será recebido esta semana por diversas autoridades. Os deputados conversaram com o presidente em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto. Eles visitaram o ministro de Relações Exteriores, José Serra, e o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Também participaram do seminário o deputado italiano Mirko Busto e os deputados brasileiros Carlos Zarattini (PT-SP), Eros Biondini (PROS-MG), Ronaldo Benedet (PMDB-SC), Flávia Morais (PDT-GO), Ricardo Tripoli (PSDB-SP), Arlindo Chinaglia (PT), Eráclito Fortes (PSB-PI), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Mendes Thame (PV-SP), entre outros.

13619914_838528849613224_6790021822245488867_n

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *