NOVAS REGRAS PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS

NOVAS REGRAS PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS

São Paulo, 24 de junho de 2016. O Ministério da Educação do Brasil (MEC) publicou no Diário Oficial as novas regras para a revalidação de diplomas de estrangeiros graduados ou pós-graduados no estrangeiro.

“Agora as universidade brasileiras credenciadas para revalidar diplomas universitários do exterior, terão a obrigação de fazê-lo, sob pena de receber sanções; inclusive há prazo para a apreciação do pedido de revalidação. Antes destas novas regras, existiam algumas universidades públicas ou suas Faculdades que muitas vezes negavam-se a revalidar diplomas estrangeiros. Por outro lado, ficará proibido pedir o reconhecimento para o mesmo curso em mais de uma universidade brasileira, pois muitos bacharéis apresentavam o pedido de revalidação em varias universidades, inclusive fora do local de residência”, diz o Dr. Grover Calderón, Advogado e Presidente da ANEIB (Associação Nacional de Estrangeiros no Brasil).

As novas regras permitem que a instituição opte por aplicar provas em português para avaliar o conhecimento dos alunos com diplomas de fora do País. Já os estrangeiros e refugiados que não contam com os documentos necessários para realizar a revalidação poderão passar por testes de conhecimentos e habilidades.

Outra novidade é que os diplomas de pós-grado (mestrados e doutorados), também poderão ser revalidados. No entanto, para os alunos da pós-graduação que tiverem a revalidação negada pela instituição avaliadora, haverá só mais uma nova oportunidade de solicitar o reconhecimento em outra universidade.

Segundo o MEC, as universidades públicas terão até 90 dias para tornar públicas suas normas internas de reconhecimento dos diplomas.

Veja a seguir a integra das Novas Regras de Revalidação de Diplomas Estrangeiros, clicando aqui.

Revalidacao_001

13 comments on “NOVAS REGRAS PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS”

  1. Yo soy licenciada en enfermeria,graduada en Cuba,tengo refugio politico y cartera de trabajo asignada hace 4 meses.Vivo en Boa vista,Brasil.Que debo hacer y a donde debo dirigirme para legalizar mi diploma?

    • Emily says:

      Iberlise Diaz debes ir a una universidad y pedir que documentos necesitas para validar tu diploma de enfermera, mas o menos los papeles que te piden son: Diploma de enfermeria con el sello del ministerio de relaciones exteriores, embajada de Brasil y la entidad encargada de educación superior de tu país, en mi caso es la SUNEDU (Superintendencia Nacional de Educación Superior Universitaria), igual deberá tener los mismo sellos tus certificados de estudios donde aparece todo los cursos que has hecho con tus notas, lo unico que no llevara sello son los silabus aqui en Brasil se llama Ementa. es donde aparece todos los cursos desarrollados que has hecho por semestre. Luego tendras que traducir tu diploma y certicados de estudio por una traductora juramentada, algunas universidades te piden que los silabus tb sean traducidos y luego te pediran que hagas una prueba que se llama celpe-bras que es para saber como esta tu portugues, espero haberte ayudado

  2. AGORA SIM. EU ESTUDEI MESTRADO EM PEDRO JUAN CABALLERO PY POSSO CONVALIDAR AQUI NO BRASIL: QUAL UNIVERSIDADE

  3. Yu says:

    No caso dos médicos estrangeiros do programa mais médicos que temos título reconhecidos e autenticados com todos os dereitos de especialistas em Medicina familiar de Universidade brasileira precisamos revalidação?

  4. seilani says:

    Não gostei, acho que se uma ou duas instituição negarem, devemos tentar quantas vezes for preciso.

  5. ate que enfim uma noticias a muito esperada agradecemos e conte com nossa parceria sempre. obrigada

  6. Eu sou médica cubana, refugiada no Brasil face 8 meses, moro em Manaus ,AM, onde eu posso dirigirme para procurar mais informaçao. Tenho os meus documentos legalizados e traducidos.

  7. wisler Altidor says:

    eu sou jornalista haitiano ,immigrante no brasil mais 3anos,moro belo horizonte MG,eu tenho diploma e carteira traduzuir

  8. Babacar says:

    Eu sou Senegaleses diplôme eu quiero contunua meu curso

  9. milagros says:

    sou medica peruana, pediatra formada em peru, atualemten ja tenho CRM (medico generalista), como posso obter a revalidacao de meu diploma de pediatria peruano?

  10. Milagros says:

    Oi amigos, alguém podeme ajudar, sou médica pediatra , CRM São Paulo e título de pediatria do Perú.
    Como posso revalidar meu diploma de especialista peruano?
    Tem regulamento do ano 2005 onde está escrito que podemos revalidar ese diploma. Mas quando vou para as universidades, elas falam que atualmente não estão revalidando os diplomas de especialidade.

  11. rainel says:

    hola soy medico cubano y quieroo presentarme a revalida, como puedo saber los documentos necesarios asi como las universidades en las que puedo inscribirme para esto, gracias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *