MAIS DE UMA CENTENA DE ESTRANGEIROS FORAM DEPORTADOS

MAIS DE UMA CENTENA DE ESTRANGEIROS FORAM DEPORTADOS

 

São Paulo, 01 de fevereiro de 2016. Segundo informações do portal de noticias G1, a semana passada (sexta-feira, dia 29), teriam sido deportados mais de 33 estrangeiros do Brasil. Neste caso, tratar-se-ia de estrangeiros de nacionalidade venezuelana os quais estavam em situação irregular ou ilegal em território brasileiro.

Nestes quatro últimos meses, teriam sido deportados do Brasil mais de uma centena de estrangeiros irregulares, por parte da Polícia Federal (PF) em Roraima; sendo que noventa e sete (97) teriam sido deportados entre setembro e dezembro do ano passado (2015) e, trinta e três (33) nesta ultima sexta-feira.

Os estrangeiros, maioritariamente são venezuelanos irregulares, encontrados em Boa Vista, Estado de Roraima. Segundo informou a Polícia Federal as deportações serão finalizadas com a entrega desses cidadãos irregulares às autoridades venezuelanas na linha de fronteira.

A deportação é meio de devolução do estrangeiro ao seu país de origem, em caso de entrada ou estada irregular no Brasil, caso este não se retire voluntariamente do território brasileiro no prazo fixado, para o país de origem ou outro que consinta seu recebimento. Esta não se procederá caso haja periculosidade para o estrangeiro, manifesta especialista em imigração.

Veja a matéria completa do G1 clicando aqui.

Deportação_001

2 comments on “MAIS DE UMA CENTENA DE ESTRANGEIROS FORAM DEPORTADOS”

  1. Luiz says:

    Muito estranho estas deportações, por se tratar de imigrantes de países vizinhos. A Venezuela é membro pleno do Mercosul desde 2012 e seus cidadãos devem ter todos os direitos ao passaporte Mercosul, sem a exigência de visto para entrar em território brasileiro, apenas com a carteira de identidade já é suficiente para passar pela fronteira. O visto do Mercosul é simplificado para os cidadãos do membro, inclusive para os países associados como Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. O que passa com o governo da Venezuela em relação ao Mercosul ? O acordo do Mercosul com a Venezuela já está valendo para os cidadãos venezolanos sacarem o visto do Mercosul ?

    • Edu says:

      Não tem nada de estranho. A dispensa de visto é pra ingressar como turista. Pra trabalhar e residir é sim necessário um visto diferenciado. Além disso, mesmo turistas não podem ficar indefinidamente em território nacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *