BRASIL ABERTO PARA REFUGIADOS! RNE DELES VALERÁ AGORA 5 ANOS

BRASIL ABERTO PARA REFUGIADOS! RNE DELES VALERÁ AGORA 5 ANOS

 

São Paulo, 01 de outubro de 2015. Nesta semana no seu discurso na Assembleia Geral da ONU, a presidenta do Brasil disse que “em um mundo onde circulam, livremente, mercadorias, capitais, informações e ideias, é absurdo impedir o livre trânsito de pessoas. Recebemos sírios, haitianos, homens e mulheres de todo o mundo, assim como abrigamos, há mais de um século, milhões de europeus, árabes e asiáticos. Estamos abertos, de braços abertos para receber refugiados!”.

Seguindo essa pauta, o Governo através do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), dias atrás, decidiu ampliar a validade da cédula de identidade de estrangeiro (RNE) que comprova a condição de refugiado. O documento passa a valer cinco anos, e não mais dois anos.

As novas cédulas começarão a ser emitidas em 30 dias. Os pedidos de renovação da cédula devem ser feitos a partir dos 90 dias restantes de validade do documento.

Segundo a presidenta, o Brasil tem colaborado para melhorar a situação de muitos desses refugiados, e isso pode ser percebido por meio das políticas de concessão de vistos destinados a cidadãos haitianos e sírios. Desde setembro de 2013, o Brasil concedeu 7.752 vistos a refugiados da guerra civil na Síria.

A presidenta Dilma Rousseff reiterou a solidariedade do Brasil aos refugiados: “O Brasil está de braços abertos para receber os refugiados, o Brasil é um país de refugiados. Somos um país multiétnico que convive com as diferenças e sabe da importância dela para nos tornar mais ricos e diversos”.

Refugiados_001

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *