VAGAS PARA ESTRANGEIROS EM UNIVERSIDADES DO BRASIL. GRATUITO: ATÉ 03/07/2015

VAGAS PARA ESTRANGEIROS EM UNIVERSIDADES DO BRASIL. GRATUITO: ATÉ 03/07/2015

 

São Paulo, 18 de maio de 2015. Estrangeiros tem até 3 de julho para se inscrever no Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). O programa oferece a estudantes de países em desenvolvimento vagas para cursar o ensino superior em Universidades brasileiras.

Para participar da seleção o candidato estrangeiro deve ter entre 18 e 23 anos e ensino médio completo. O programa é de iniciativa dos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, em parceria com universidades públicas e particulares de todo o país.

Os selecionados podem fazer o curso escolhido de graça. Ao fim do programa, o aluno  deve assumir o compromisso de voltar ao país de origem e realizar uma contribuição social na área em que se graduou.

A abertura das inscrições para esta edição do PEC-G foi estabelecida pelo Edital nº 13, de 13 de abril de 2015, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação. Compete ao MEC coordenar os procedimentos referentes à adesão das instituições de ensino, a oferta de vagas, seleção e matrícula dos candidatos e acompanhamento do programa.

Atualmente, estão matriculados no programa 1.431 estudantes, oriundos de 21 países. Entre eles, Cabo Verde, Guiné-Bissau, África do Sul, Gana, Angola, Benim, Congo, Senegal, Quênia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela, etc.

Estudantes_003

======

EDITAL Nº 13, DE 30 DE ABRIL DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO 2016 PARA INGRESSO NO PROGRAMA

DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO – PEC-G

O Ministério da Educação – MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Superior – SESu, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o previsto no Decreto nº 7.948 de 12 de março de 2013, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PECG para o ano letivo de 2016. 1 – CONCEITUAÇÃO

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – PEC-G, administrado conjuntamente pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC e pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores – DC/MRE, destina-se à formação e qualificação de estudantes estrangeiros por meio de oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior – IES brasileiras.

O PEC-G constitui-se num conjunto de atividades e procedimentos de cooperação educacional internacional, preferencialmente com os países em desenvolvimento, com base em acordos bilaterais vigentes, e caracteriza-se pela formação do estudante estrangeiro em curso de graduação no Brasil e em seu retorno ao país de origem, ao final do curso.

2 – DAS VAGAS

2.1. As IES participantes do Programa cadastrarão, no Sistema Integrado do MEC – SIMEC, os cursos disponíveis, informando a modalidade (bacharelado ou licenciatura), o campus, o semestre de ingresso e o número de vagas ofertadas, bem como quaisquer observações adicionais.

2.2. Somente serão ofertadas vagas para cursos de graduação em período diurno ou integral.

2.3. A lista de cursos oferecidos poderá ser consultada nas páginas eletrônicas da SESu/MEC e da DCE/MRE, pelos seguintes links:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_con-tent&id=12276&Itemid=530

http://www.dce.mre.gov.br/PEC/G/lista_cursos_ofereci-dos_2016.php

3 – DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA

3.1. Poderá concorrer a uma vaga no PEC-G o estudante estrangeiro:

3.1.1. residente no exterior e cidadão dos países indicados no item 8 deste Edital, que não seja portador de visto permanente ou de qualquer outro tipo de visto temporário para o Brasil;

3.1.1.1 é vedada a participação de cidadãos brasileiros, ainda que binacionais, assim como de candidatos cujo genitor ou genitora seja brasileiro;

3.1.2. que possua 18 anos completos até 31 de dezembro de 2015 e, preferencialmente, até 23 anos;

3.1.3. que apresente Termo de Responsabilidade Financeira, por meio do qual seu responsável financeiro afirme dispor de um mínimo equivalente a US$400,00 (quatrocentos dólares norte-americanos) mensais para custear as despesas com subsistência no Brasil durante o curso de graduação;

3.1.4. que firme Termo de Compromisso em que se obrigue a cumprir as regras do PEC-G;

3.1.5. que tenha cursado o ensino médio (secundário ou equivalente), em sua totalidade, fora do Brasil;

3.1.5.1. o candidato que não tenha concluído o ensino médio até a data da inscrição deverá apresentar o Certificado de Conclusão do ensino médio no ato da matrícula na IES brasileira, caso selecionado;

3.1.6. que apresente o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras.

3.1.6.1. O candidato oriundo de país em que não haja aplicação do Celpe-Bras deverá prestar o referido exame no Brasil, uma única vez, no segundo semestre de 2016, após conclusão do curso de Português para Estrangeiros preparatório para o exame Celpe-Bras, em IES credenciada.

3.1.6.2. O candidato não certificado no Celpe-Bras aplicado no Brasil não poderá ingressar no PEC-G, vedada a prorrogação de seu registro e do prazo de estada no Brasil, conforme disposto na Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980 e no Decreto no 86.715, de 10 de dezembro de 1981.

3.2. É vedada nova inscrição no PEC-G ao candidato selecionado que deixar de efetuar sua matrícula inicial na IES sem justificativa.

4 – DA INSCRIÇÃO

4.1. A inscrição para o Processo Seletivo do PEC-G 2016 é totalmente gratuita e deverá ser realizada junto a missão diplomática brasileira em país participante do Programa, conforme o item 8 deste Edital.

4.2. Serão aceitas inscrições realizadas no período de 4 de maio a 3 de julho de 2015.

4.3. O candidato deverá comparecer à missão diplomática brasileira para preenchimento do Formulário de Inscrição ao Processo Seletivo, portando os seguintes documentos:

4.3.1. original e cópia de certificado de conclusão do ensino médio cursado fora do Brasil ou documento equivalente;

4.3.1.1. Nos países em que a emissão do referido certificado se der após o prazo de inscrição no Processo Seletivo, aceitar-se-á, em caráter provisório, declaração de conclusão de ensino médio emitida pelo educandário onde o candidato estudou.

4.3.2. original e cópia do histórico escolar com a relação de disciplinas cursadas e notas obtidas durante todas as séries do ensino médio;

4.3.3. original e cópia de certidão de nascimento do candidato e de seus genitores;

4.3.3.1. Nos países onde não existir o documento, a referida certidão poderá ser substituída por original e cópia da carteira de identidade ou do passaporte do candidato, desde que estejam mencionados filiação, local e data de nascimento de seu portador.

4.3.4. original e cópia do certificado de aprovação no CelpeBras, ou original e cópia do comprovante de inscrição na edição de abril de 2015 do referido exame, para candidato de país onde este seja aplicado;

4.3.5. original de certificado médico de saúde física e mental expedido com, no máximo, 90 dias de antecedência à apresentação da candidatura. O certificado deverá informar se o candidato sofre de doença crônica, ou se está recebendo algum tipo de tratamento;

4.3.6. original do Termo de Compromisso devidamente preenchido, assinado e datado; e

4.3.7. original do Termo de Responsabilidade Financeira devidamente preenchido, assinado e datado, acompanhado de comprovante(s) de renda do signatário que ateste(m) sua capacidade de cumprir com o compromisso assumido.

4.3.7.1. O Termo de Responsabilidade Financeira poderá ser firmado por pessoa física e/ou jurídica, desde que esta se responsabilize pela subsistência integral do candidato no Brasil.

4.3.7.2. O signatário do Termo de Responsabilidade Financeira deverá comprometer-se a enviar um mínimo equivalente a US$400,00 (quatrocentos dólares norte-americanos) mensais para subsistência do candidato durante toda sua estada no Brasil. Deverá, ainda, comprovar renda mínima três vezes superior à quantia mensal a ser enviada ao candidato.

4.3.7.3. O candidato que conte com mais de uma fonte de financiamento deverá apresentar Termos de Responsabilidade Financeira preenchidos e firmados separadamente por cada um dos responsáveis financeiros, com indicação dos valores a serem repassados.

Cada responsável financeiro deverá comprovar renda mínima três vezes superior à quantia mensal com a qual se comprometerá a contribuir para subsistência do candidato.

4.3.7.4. O candidato que, caso selecionado para o PEC-G, seja beneficiado por bolsa ou crédito escolar do Governo de seu país, deverá apresentar, no momento da inscrição, original e cópia de declaração da fonte pagadora do benefício, com indicação de valores.

4.4. O Termo de Compromisso e o Termo de Responsabilidade Financeira estão disponíveis na página eletrônica da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores – DCE/MRE (http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECG.php).

4.5. Com exceção do Termo de Compromisso e do Termo de Responsabilidade Financeira, os demais originais da documentação requerida serão devolvidos ao candidato após apresentação ao funcionário da Missão Diplomática brasileira responsável pela inscrição.

4.6. Não será aceita documentação incompleta, rasurada, sem as devidas assinaturas, ou entregue fora do prazo estabelecido no item 4.2 deste Edital.

5 – DA SELEÇÃO

5.1. A seleção das candidaturas será realizada por Comissão de Seleção instituída por meio da Portaria SESu nº 510, de 21 de agosto de 2006, composta por docentes e técnicos das IES brasileiras participantes do PEC-G.

5.2. A seleção constará de análise do histórico escolar do candidato, considerando-se:

5.2.1. média global do ensino médio igual ou superior a 60% (sessenta por cento);

5.2.2. média global do ensino médio no idioma oficial de seu país (francês, inglês, espanhol ou português) igual ou superior a 60% (sessenta por cento); e

5.2.3. adequação do currículo do ensino médio ao(s) curso(s) de graduação pretendido(s).

6 – DOS RESULTADOS

6.1. O resultado preliminar e o resultado final do Processo Seletivo do PEC-G 2015 serão divulgados nas páginas eletrônicas da SESu/MEC e da DCE/MRE, pelos seguintes links:

http://www.dce.mre.gov.br//PEC/PECG.php

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_con-tent&view=article&id=12276

6.2. Os selecionados no resultado preliminar deverão informar à Missão Diplomática brasileira em seus países acerca da aceitação ou desistência das vagas oferecidas, dentro de prazo a ser indicado pela referida Missão.

6.3. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado após o preenchimento das vagas porventura decorrentes de desistências

7 – DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. O Processo Seletivo do PEC-G 2016 destina-se à ocupação de vagas para o primeiro semestre de curso de graduação, não sendo possível, portanto, o aproveitamento de estudos universitários eventualmente realizados em outro país.

7.2. O candidato selecionado oriundo de país, onde não ocorra aplicação do exame Celpe-Bras, deverá frequentar, durante o ano letivo de 2016, curso de língua portuguesa para estrangeiros em IES brasileira para a qual for designado, onde prestará o exame CelpeBras, em outubro de 2016.

7.2.1. A não certificação no Celpe-Bras encerrará o vínculo do aluno com o PEC-G, sem possibilidade de recurso ou de repetir o exame no ano seguinte, vedada a prorrogação de seu registro e seu prazo de estada no Brasil, nos termos da lei.

7.3 A inscrição do candidato implica a aceitação das regras e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

7.4. O não atendimento da candidatura a todos os critérios estabelecidos neste Edital resultará na desclassificação do candidato.

7.5. Será eliminado, a qualquer época, mesmo após matriculado, o candidato que houver utilizado, comprovadamente, documentos e/ou informações falsas ou outros meios ilícitos para participar do Processo Seletivo do PEC-G 2016.

7.6. Maiores informações sobre o PEC-G, incluindo calendário de atividades do Processo Seletivo do PEC-G 2016, poderão ser obtidas nas páginas eletrônicas da DCE/MRE e da SESu/MEC.

7.7. Os casos omissos ou excepcionais serão analisados pela coordenação do Programa no MEC e no MRE.

8 – PAÍSES PARTICIPANTES DO PEC-G

África, Ásia e Oceania: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Cabo Verde, Cameroun, China, Côte d’Ivoire, Egito, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Líbano, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Quênia, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Síria, Tailândia, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Tunísia.

América Latina e Caribe: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti,Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.

JESUALDO PEREIRA FARIAS

Secretário

(Publicação no D.O.U n.º 82, de 04/05/2015, Seção 3, págs. 63/64)

Estudantes_001

33 comments on “VAGAS PARA ESTRANGEIROS EM UNIVERSIDADES DO BRASIL. GRATUITO: ATÉ 03/07/2015”

  1. Nataniel Avelino Miguel Nkuku says:

    Gostei do projeito

  2. Haydee says:

    Boa noite vocés podem informar quándo é para maestrado e doutorado? muito obrigada.

  3. bom dia sou da africa pais de Mocambique cidade da Beira gostaria de fazer parte desta universidade

  4. Jorge Mendes says:

    Gostaria de saber que esta estudante em umas das universidade aqui no Brasil mas que é de origem estrangeira pode fazer escrição ou não?

  5. Kussokila Dombaxi says:

    Ola bom dia eu gostaria saber onde esta a se fazer as inscrições ca em Angola

  6. Diansambu Ntanini Rodí says:

    Gostaria me candidatar para uma bolsa de estudo em Brazil, e quais são os passos ?

  7. e muito bom isso da ayudar com a gente que precisa coisa, è tambem podem ayudar sobre a renovacâo do passaporte pra os extrangeiro

  8. Hélder Gomes António says:

    Gostei uma boa iniciativa!!!!!

  9. Obrigado pela chance que estão dando para os estrangeiros.

  10. Abel Onute Có says:

    Sou eu Abel Onute Có, estudante Guineense no Brasil, estudadou na faculdade privado. Agora pretende escrever para mestrado em educação na faculdade federal do estado do ceará…E ai?! pode ser ou não, para não continuar mais na privado como tinha feito em graduação e pós-graduação, todos nas privados.
    Um abraço para quem de direito!!…

  11. Abel Onute Có says:

    Sou eu Abel Onute Có, estudante Guineense no Brasil, estudado na faculdade privado. Agora pretende escrever para mestrado em educação na faculdade federal do estado do ceará…E ai?! pode ser ou não, para não continuar mais na privado como tinha feito em graduação e pós-graduação, todos nas privados.
    Um abraço para quem de direito!!…

  12. Clarice Almeida says:

    Nossa como nossa presidenta é comprometida com a educação!!!
    Eu gostaria de saber porque ela vetou o financiamento estudantil para os estudantes Brasileiros? uma pessoa que se preocupa tanto com o desenvolvimento educacional não poderia deixar isso acontecer…
    Agora eu quero saber: E quais são os países que estão contribuindo neste acordo? Quem está aceitando Brasileiros para estudar de graça, sem prestar vestibular, apenas com o ensino médio completo?
    Gostaria de ter uma resposta a respeito, o que será que os estudantes que não vão conseguir ingressar numa universidade por falta do financiamento vão achar?
    É preciso colocar ordem na casa primeiro antes de querer fazer caridade dona Dilma. você está tirando da boca dos Brasileiros pra dar pra estrangeiros?
    Francamente.

  13. Caro colegas….
    Eu quero e muito interesso para partisisipar nesta bolsa de estudo mas aida nao sei, como ???.
    Eu presico informacao mais clara pra me.

    Melhor Comprimentos
    Jerito

  14. Conceição bah says:

    Aceito estudar e tenho o ensino médio concluído

  15. Ola bom dia meus sinhores, por favor eu preciso da bolsa sou orfã da mãe preciso tanto d uma ajuda.
    Estou aqui em Guiné-conakry, mais sou da Guiné-bissau não sei como posso ganhar esse bolsa de estudo

  16. Davide Caisse says:

    Avante pelo programa. “Uma mão lava a outra, as duas lavam a cara”, diz um proverbio africano.

  17. Boa trde espero que estejas bem como faso para se canditarar na bolsa so angolana e tenho 18 anos

  18. Gilberto says:

    Olá, sou angolano e tenho 25 anos de idade e gostaria de participar deste concurso. Já vai alguns anos que eu venho batalhando em meu país para conseguir uma bolsa de estudo para puder realizar este sonho que tenho, mas não consigo. As bolsas de estudos aqui em angola sao dificéis de se obter. Por favor ajudem-me.

  19. António Salvador says:

    Gostaria de saber mais sobre esse programa????

  20. Wilson Darcio Sodré da Nóbrega says:

    Olá, meu nome é Wilson Darcio Sodré da Nóbrega sou Angolano nascido em 1992 tenho 21 anos de idade esto no Brasil para estudar engenharia mecânica mais por dificuldades financeiras não esto a conseguir ingressar ao ensino superior, meu irmão me falou que este site de Estrangeiros no Brasil oferece bolsas de estudo por isso esto a entrar em contacto com vocês para solicitar a vossa ajuda para ingressar ao ensino superior para cursar engenharia mecânica.
    Permitam-me felicita-vos por esta iniciativa que vai ajudar muitos estrangeiros assim como eu.
    Na esperança de que o minha solicitação será por vós atendida, quero agradecer pela paciência e o tempo concedido e dizer que ao me ser concedida uma bolsa vou me esforçar para fazer valer a pena a vossa confiança. Obrigado!

    233\15

  21. Amílcar Constantino Nhamageu says:

    quais sao ois requisitos para concorrer essas vagas

  22. boa iniciativa e penas que nao tenho acesso gostaria de participar nesta nova vida para puder explanar e expandir o pouco que tenho com outros colegas de diferentes regioes do mundo. mais forca educacao…

    • thanks a lot by this opportunity that the ciztizens of whole the world has been given by brasilians university, i hope those who will overlap with this better take the chance since now and change your mind.

  23. juvinal do carmo pinto says:

    olá, sou estrangeira com nacionalidade Timorense do país Timor Leste
    quero saber quais são os critérios para concorrer essa vaga ?

  24. adriano otindio gomes says:

    ola sou adriano gostaria de saber, eu nao escrevi no celpe-bras, mas tou a estudar no centro brasileiro g-bissau o ultimo modulo. nao posso fazer inscriçao?

  25. Olá pessoal,
    Obrigado pela sua informação! Eu queria saber dessa informação, então eu quero saber aonde q agente pode fazer as inscrições? Oq é as inscrições fazem no Internet? Nesta informação ñ menciona aí! Somente quero saber o lugar vai ter a inscrição? ?

  26. karime says:

    boa tarde
    meu filho terminou os estudos na palestina e gostaria agora de estudar medicina ou odontologia
    no brasil ,tem documentos brasileiros ,mas os diplomas sao da palestina ,o q eu devo fazer

  27. onel medna says:

    Boa tarde
    Sou Onel Medna os estudos no Haiti e gostaria agora de estudar contabilidade no brasil ,tem documentos brasileiros,mas os diplomas sao do Haiti o que deva fazer,obrigado

  28. alberto joao benjamim cavula says:

    electrónica

  29. Ariana rolim says:

    Trabalho com inclusão social e a demanda de estrangeiros e brssileiros em busca de emprego tem crescido CD dia mais,? Quais locais temos de referências pra atender os estrangeiros?? Seja ele bolsista de algum programa ou não?? Quais empresas ou serivos de acolhidas existem no Brasil em especial aqui em SP.Como gestora de um serviço de porta de entrada e que atendemos muitos estrangeiros busco parcerias e respostas para melhor condução desta demanda,pois eztes trabalhadores tanto qto todas as categorias precisam de oportunidades.obrigada,Ariana

  30. Michael Cius says:

    Eu sou Pierre Cius Michael, eu sou um Haiti, no Brasil eu vivo em um estado de Porto Alegre, Canoas cidade, guajuvilas comuns. Eu tenho oito meses para o Brasil, eu trabalho na construção civil como Servente, é muito difícil me porque 21 anos depois da escola EU subil racista et discrimination tem dia EU choro em fim . EU Quero fazer um Faculdade de Ciências Agronomia do brasil. Por favor me ajuda, me ajuda sempre obrigado.

  31. Sou bernard nationalidade haitiano.eu queria fazer parte de um universidade.mais nao tenho como.eu moro em manaus.pode me dar tudos informaçaoes pra poder fazer enscripcao de um universidade publica em manaus????

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *