MAIS DE 8,5 MIL ESTUDANTES MATRICULADOS EM SÃO PAULO SÃO ESTRANGEIROS

MAIS DE 8,5 MIL ESTUDANTES MATRICULADOS EM SÃO PAULO SÃO ESTRANGEIROS
Alunos são imigrantes de 95 países; Bolívia e Japão são as nacionalidades mais recorrentes.

São Paulo, 14 de janeiro de 2015. As salas de aula das escolas estaduais de São Paulo comportam 8,5 mil estrangeiros. Os estudantes são oriundos de 95 países. O levantamento feito em 2014 pela Educação aponta um crescimento de 10,68% comparado ao ano de 2013, quando a rede possuía 917 alunos-imigrantes a menos.

Cerca de 5 mil dos estudantes matriculados são nativos da Bolívia. O segundo colocado é o Japão que registra 1126 matrículas. As escolas da capital de São Paulo são as mais procuradas. Estima-se que 53% dos estrangeiros frequentam unidades de ensino na região, só a Diretoria de Ensino Centro agrega 24% dos alunos.

“A presença dos alunos estrangeiros em sala de aula contribuí de forma positiva com a construção do conhecimento. Eles agregam valores nas aulas comentando sobre as tradições do seu país de origem e até ensinando um novo idioma aos amigos de classe”, diz Édina dos Santos Rosa da equipe técnica do NINC responsável pelas questões da Educação para as Relações.

Alunos_Estrangeiros_001

2 comments on “MAIS DE 8,5 MIL ESTUDANTES MATRICULADOS EM SÃO PAULO SÃO ESTRANGEIROS”

  1. José Ricardo says:

    Esses do Japão na realidade são brasileiros que estão voltando de lá e como muitos voltaram recentemente o governo coloca eles como imigrantes, Japonês do Japão mesmo nem liga para o Brasil, nem no turismo eles vem muito pra cá.

    • Mauro Kiithi says:

      Mais ou menos. Esses japoneses sao filhos de brasileiros nascidos no Japao. Conforme a CF, esses laços sanguineos nao garantem a nacionalidade brasileira. Portanto, eles, ate optarem pela nacionalidade brasileira, sao japoneses ou apatridas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *