CASA PARA REFUGIADOS E IMIGRANTES É INAUGURADA EM SÃO PAULO

CASA PARA REFUGIADOS E IMIGRANTES É INAUGURADA EM SÃO PAULO

São Paulo, 03 de outubro de 2014. A desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, presidente Comissão Judiciária Interdisciplinar Sobre Tráfico de Pessoas, participou ontem (2) da inauguração da Casa de Passagem “Terra Nova”, primeira do estado a abrigar refugiados e vítimas do tráfico de pessoas, no bairro da Bela Vista, na Capital. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, com a presença de seu secretário, Rogerio Hamam, e da secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda.

A casa “Terra Nova” tem capacidade para abrigar até 50 pessoas e recebe, também, migrantes e imigrantes em situação de vulnerabilidade e vítimas de trabalho escravo. A inauguração do local é fruto de reunião da Comissão Judiciária Interdisciplinar, ocorrida no final do ano passado, ocasião em que foi deliberada sua implantação, conforme pedido formal do Tribunal de Justiça de São Paulo e acordo entre as secretarias de Desenvolvimento Social e da Justiça.

Casa_Refugiados

“A inauguração desta casa era fundamental, pois não podemos misturar vítimas de violência doméstica com vítimas de tráfico de pessoas, como ocorria, já que os perfis são diferentes”, afirmou a desembargadora Rachid Vaz de Almeida. Os juízes assessores da Corregedoria Geral da Justiça Paulo Roberto Fadigas Cesar e Maria dos Anjos Garcia da Alcaraz Fonseca, que também integram a Comissão Judiciária Interdisciplinar Sobre Tráfico de Pessoas, prestigiaram o evento.

A Terra Nova prestará atendimento aos refugiados e vítimas de tráfico humano das 08h às 20h. O lugar oferecerá refeições, atendimento social, psicológico, jurídico, atividades de convivência e ocupacionais, orientação profissional, oficina de idiomas e auxílio para inclusão produtiva, entre outros serviços. Famílias com filhos até 18 anos terão prioridade no atendimento.

O local oferece ainda 11 quartos para abrigar 50 refugiados temporariamente. A casa de passagem terá uma equipe de atendimento com cerca de 20 pessoas e sempre haverá alguém de plantão para o caso de alguma emergência. Entre os membros da equipe há pessoas com fluência em inglês e francês.

O endereço da Casa do Refugiado Terra Nova se localiza na Rua Abolição, 145 – Bairro República – São Paulo – SP. O local começar a receber os primeiros assistidos na próxima segunda-feira (06) e, segundo a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, é a primeira voltada para essas pessoas.

Casa_Refugiados_002

One comment on “CASA PARA REFUGIADOS E IMIGRANTES É INAUGURADA EM SÃO PAULO”

  1. cidinha cardoso says:

    Boa tarde…no sábado dia 07 de maio de 2016 assisti uma reportagem sobre a casa de refugiados pela tv Globo sptv . Me emocionei em ver as mães que deixara seus maridos e filhos…e algumas então grávidas. Algumas faziam artesanatos próprios de sua região…gostaria de saber se no abrigo aceitam pessoas voluntárias para ensinar algum artesanado para assim venderem pra ajudar em alguma coisa….um gd abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *