MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, ÀS VÉSPERAS DA COPA, FACILITA INGRESSO DE ESTRANGEIROS DE PAÍSES QUE TOLERAM TERRORISMO.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, ÀS VÉSPERAS DA COPA, FACILITA INGRESSO DE ESTRANGEIROS DE PAÍSES QUE TOLERAM TERRORISMO.

 

São Paulo, 19 de maio de 2014. A mídia brasileira informou nestes últimos dias que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, estaria às vésperas da Copa do Mundo, facilitando o ingresso ao Brasil de estrangeiros originários de países que apoiam o terrorismo.

 

Segundo informam esses meios de comunicação, o Itamaraty (MRE) estaria ignorando a segurança nacional e estaria abrindo as portas de par em par para que os estrangeiros entrem e saiam do Brasil ao seu bel prazer.

 

Com efeito, dizem as manchetes: “Não bastasse a entrada desenfreada de haitianos, o Itamaraty (MRE) resolveu fazer a festa de movimentos como Al-Qaeda e assemelhados, abrindo as porteiras para que se mudem de mala e cuia para cá: às vésperas da Copa e das Olimpíadas, instruiu embaixadas e consulados a darem vistos – sem consulta prévia ao Brasil – para nacionais do Afeganistão, Irã, Iraque, Jordânia, Líbano, Líbia, Palestina, Paquistão e Síria”.

 

Segundo se informou, a circular do risco seria uma ordem do MRE, liberando vistos em regiões tomadas por grupos terroristas (circular telegráfica nº 94443/375 de 7 de maio).

 

A informação termina manifestando que: “O ‘liberou geral’ do Itamaraty (MRE), em áreas críticas de segurança, é ainda mais leviano pela falta de estrutura para analisar pedidos de vistos. (…) Sem estrutura nem pessoal qualificado, embaixadas e consulados se valem de contratados locais para analisar a concessão de vistos”.

Itamaraty_002

6 comments on “MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, ÀS VÉSPERAS DA COPA, FACILITA INGRESSO DE ESTRANGEIROS DE PAÍSES QUE TOLERAM TERRORISMO.”

  1. ana elisa says:

    A chamada da matéria demonstra que parecem desconhecer que o MRE apenas cumpre o que ditam as Leis. Neste caso foi decisão da Presidência da República e nós, cumprimos.
    Quem dita PE e as regras sobre concessão de vistos é a Presidência da República, o MRE aplica. Sugiro, respeitosamente, uma pesquisa antes de publicar algo.

    atenciosamente

    • Lael says:

      Então, onde está a ordem da Presidência da República?

    • Falcon says:

      tá aqui fia..lê de novo a matéria.
      Circular Telegráfica nº 94443/375 de 7 de maio de 2014

    • Altamirando M. Ferreira says:

      Prezada Ana Elisa, bom dia. Somente agora estou recebendo esse e-mail, mas essas informações foram dadas ONTEM, dia 10, no Jornal Nacional, e realmente é algo muito preocupante. Sabemos que é a Presidência da República que define essas questões, mas também sabemos que isso é muita irresponsabilidade para com o povo brasileiro. Além disso, os Srs. Embaixadores têm – ou deveriam ter – perfil para discutir ordens da espécie, ANTES de acatá-las. Ou são mesmo “carneirinhos” bem mandados, que só podem obedecer? E depois, quando começarem ações de terrorismo ou qualquer outras coisas da espécie, aí a Presidência vai tomar as providências cabíveis? Isso é a forma correta de agir, para um país com as dimensões do nosso?

  2. Ricardo says:

    Olá pessoal,

    Como eu faço para ter acesso a circular telegráfica nº 94443/375 de 7 de maio?

    Tem algum lugar que eu consiga visualizar todo o conteúdo da circular?

    Peço, por favor, retornar. Obrigado.

  3. Moça says:

    Meu c* que o Brasil liberou gerou para os estrangeiros desses países, meu noivo palestino recentemente não conseguiu o visto de turista, mesmo estando dentro do perfil e encontrando todos os requisitos. Além disso esta notícia é preconceituosa e imbecil pois as pessoas que vêm buscar refúgio em outros países estão vindo justamente pra escapar do terrorismo, incluindo muçulmanas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *