NO ÚLTIMO ANO, QUASE 2.000,00 ESTRANGEIROS SE NATURALIZARAM BRASILEIROS

NO ÚLTIMO ANO, QUASE 2.000,00 ESTRANGEIROS SE NATURALIZARAM BRASILEIROS

 

São Paulo, 20 de janeiro de 2014. Estrangeiros de diversas nacionalidades, no ultimo ano (2013), obtiveram a nacionalidade brasileira por meio de naturalização e, hoje são brasileiros, com direito ao voto e ser votados, por exemplo. Ao todo foram em 2013, 1.587 naturalizações concedidas pelo Ministério da Justiça.

 

A naturalização ocorre quando o Brasil concede a qualidade de nacional a um estrangeiro que a requeira. É uma forma de adquirir a nacionalidade brasileira diversa da nacionalidade de origem. O inglês Chistopher McPherson, jogador de hóquei na grama, conseguiu sua nacionalidade brasileira em abril de 2013. No Brasil há mais de quatro anos e casado com uma brasileira, ele viu na naturalização a oportunidade de fazer parte da seleção brasileira.

Naturalizacao_2013

 

Segundo especialistas no tema, essa preferencia dos estrangeiros por obter a nacionalidade brasileira se deveria a que o Brasil é um dos 12 países mais cobiçados para se morar, segundo uma série de pesquisas feitas em 65 nações; ligado a isso estaria o fato que o crescimento econômico na última década, aliado à boa imagem cultural do Brasil no mundo, fizeram com que ele seja citado como destino dos sonhos por moradores de dois em cada três países.

 

Desde 2006, já foram naturalizados no país 9.133 estrangeiros. O processo de naturalização  que é feito perante o Ministério da Justiça, demora em media de um (01) a dois (02) anos, conforme relatam estrangeiros que já conseguiram esse beneficio.

 

Podem obter nacionalidade brasileira estrangeiros que residem no país há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal. Estrangeiros de países de língua portuguesa precisam comprovar morada no Brasil por apenas um ano. O estrangeiro que tenha interesse em se tornar um cidadão brasileiro, desde que preencha os requisitos, deve se dirigir ao Departamento de Polícia Federal mais próximo ao local de residência. É exigida uma série de documentos e o interessado deve sabe ler e escrever a língua portuguesa.

Naturalizacao_2013_003

One comment on “NO ÚLTIMO ANO, QUASE 2.000,00 ESTRANGEIROS SE NATURALIZARAM BRASILEIROS”

  1. Aline Soares says:

    Brasil, um oásis verde e amarelo para trabalhadores estrangeiros e investidores internacionais

    Desde 2010, com o agravamento da crise econômica, principalmente na Europa, o número de estrangeiros que emigraram para o Brasil aumentou significativamente. O país tornou-se a nova terra das oportunidades nas Américas, sobretudo para os jovens estrangeiros altamente qualificados e para os investidores internacionais. Mas para o povo brasileiro, o Brasil também é a terra das oportunidades ou o país das promessas?

    http://www.e-konomista.com.br/opiniao/brasil-um-oasis-verde-e-amarelo-para-trabalhadores-estrangeiros-e-investidores-internacionais/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *